Monday, December 10, 2007

Danca de dois mundos

Em um bar de Tianjin...senhor de cerca de 50 anos...perfil artistico...desenha sei la o q , na `barra` (balcao) de um bar, sexta a noite. E um senhor chines.....parece ser um daqueles jovens que foram bastante reprimidos naquela antiga China.
No mesmo bar varios ocidentais etc...em suma, estrangeiros...aproveitam a sexta feira chinesa a la ocidental...bebendo cervas, dancando musicas ocidentais ...em um lugar q poderia ser em qquer rincon do ocidente.
No meio desse povo todo, uma jovem, ocidental...menos de 30 anos..loira, olhos claros, canadense? americana? europeia? BU ZHIDAO (nao sei). Em suma, ela se diverte bastante. Bem simpatica.
No final da noite que temos....o senhor embalado pela musica ocidental...e por quem mais?
pela jovem ocidental...Ele parece hipnotizado pela leveza e diversao da ocidental, mal consegue seguir seus passos se escforca...se diverte, mas e dificil.
Me lembrou um pouco a China. Parece um pais hipnotizado por todas as novidades que vem de fora, mas ainda nao sabe direito o que fazer com tudos issso...nao sabe direito como lidar com tantas novidades, coisas q antes nem existiam, ou nem podiam existir por aqui.
Ate algums decadas atras, por exemplo, nao se devia falar com estrangeiros. As pessoas tinham medo. Agora, eles fazem questao...nem q seja de gritar um `hello` a la chinesa, pra qualquer ocidental q passa pela rua, isso quando nao pedem pra tirar foto, bater um papo, ou ser seu amigo. Foi assim q fiz meu primeiro amigo aqui. Ele simplesmente chegou e perguntou...`quer ser meu amigo`... e desde entao me chama de amigo....como se amigo fosse coisa tao facil de se fazer....Ate hoje me lembro ele dizendo....quando me ajudou a comprar uma bicicleta...`imagina...vc e meu amigo`...e eu pensando `COMO ASSIM...A GENTE MAL SE CONHECE....HAHAHAHA`....

No comments: