Tuesday, October 16, 2007

BJ 2

Sai do onibus quando cheguei aqui e tinham me dito que havia o metro bem perto. Dei uma olhada no campus da faculdade, resolvi sair. Excesso de curiosidade de ver Beijing.
Bueno apesar do frio que comeca a fazer no outono chines, parece que o sol promete aquecer o dia. Sai e nao sei como dizer metro em chines. Quer dizer, me disseram como se diz, mas ja esqueci. Primeiro em chines, vc tem que aprender a palavra, tipo xiexie (obrigado) e depois a pronuncia (xie desce e xie sem acento)...assim que no meio do processo, esqueci como se diz metro...e agora...no way....bueno...vou andar um pouco e ver o q encontro....
Grande avenida...parece q todas as faculdades ficam por perto...Beijing Daxue....e bem ali....
Daxue = Universidade - da= grande xue= acho q e escola
大 = da 学 = xue - em japones e igual q se escreve, mas se diz daigaku
Sigo andando, vontade de ir ao banheiro...tive que encarar o publico, e pago, mas parece de graca...um cheiro...horrivel...
Depois de perambular e nao ver nem sinal do metro...resolvi encarar um onibus...vejo que ha um que vai pra
前门 Qian'men...a porta de entrada da Tian'namen, praca da paz celestial...perto da cidade proibida etc...'e pra la q vou.
Tento pegar o primeiro onibus, mas passa lotado.
E feriado nacional, semana nacional. Beijing fica lotada de turistas chineses e todos querem ir pra la.
Bueno, espero o proximo.
Ele chega, tambem hiperlotado...mas acabo arranjando uma vaga bem na frente ao lado do motorista...faz calor...e eu com roupas de outono chines...ehehehhe.
Bueno, ninguem cobra meu bilhete, todo mundo passa o cartao....e eu nao tenho o cartao...q faco...
Bom, espero...
1 hora se passa....haja cidade, predios, shoppings, construcoes e gente. Chego a parte central. Ha uma avenida de lembra a Berrini em SP, mas multiplicada e mais exagerada. Impressionante.
Durante o percurso o motorista gritava
You? (tem alguem pra descer?)
e uma mulher do fundo respondia Meiyou...(nao tem)

so no final quando a tal mulher veio pra frente e cobrou minha passagem q entendi que era ela quem gritava...ate entao me parecia tudo bem estranho...essa gritaria...a cada ponto e niguem descendop..
E na hora q ela foi cobrar,....dei 4 yuanes...
ela disse 1 ...
entendi q era 5...dei uma nota de 10...
e ela...nao....custa 1.....1 yuan......
logo o turista perdido..deu 1....e colocou o rabo entre as pernas....falta de nocao dos precos e triste
1 yuan = 30 centavos de real ou menos
outra realidade

No comments: