Tuesday, September 11, 2007

天津

好!Estou em Tianjin! Chego, no comeco, tenho uma especie de bairro comunista popular a minha frente, predios todos parecidos, enfileirados, algo meio brasilia, berlim oriental, cohab, russia ou simplesmente esteriotipo da china. Tudo meio feio, meio marrom. Muitas bicicletas. De repente, tudo muda. Predios gigantescos, modernos altissimos, propagandas com modelos ocidentais, pracas com decoracao exagerada a la Las Vegas. A nova China!
Tianjin parece estar bem no meio. Vivendo o momento do boom de construcoes. Me lembra bastante a Berlim dos anos 90 uma cidade cheia de obras. Um enorme canteiro. Por todos os lados se ve guindastes gigantesco e predios de 30, 40 50 ou sei la quantos andares sendo construidos. Pontes modernas.
Chego ao centro da cidade. OPA...World Cup ...fifa....
Sim, Tianjin sediara agora em setembro a Copa do mundo feminina de futebol...vou tentar ir.
Saio do onibus bem no centro da cidade. Ao lado de mega predios que estao sendo finalizados. Bom...que fazer!
Todos os taxis foram pegos. Corro pra avenida...yes....pego um taxi com uma motorista...Acho q as mulheres sao mais confiaveis
`Ni hao`
`Ni hao! ` digo ` Tianjin Dachue`
Ela entende e segue ate a universidade. No caminho, bicicletas por todos os lados, motos, as vezes, parece que estou na India ou no sudeste asiatico. Isso e divertido.
Parece que Tianjin mistura india, japao, china tudo ao mesmo tempo. Mas faltam os elementos tipicos do oriente. Sei la...esperava ver mais coisas tipicas do oriente.
Chego a universidade!

No comments: